sábado, 25 de setembro de 2010

Os 4 principais tipos de violência

Violência física: Uso da força ou atos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis, com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e tapas, agressões com diversos objetos e queimaduras causadas por objetos ou líquidos quentes.


Violência psicológicaRejeição, depreciação, discriminação, desrespeito e punições exageradas são formas comuns desse tipo de agressão, que não deixa marcas visíveis, mas marca por toda a vida.

Negligência: Ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento.

Violência sexual: Abuso de poder no qual a criança ou adolescente é usado para gratificação sexual de um adulto, sendo induzida ou forçada a práticas sexuais com ou sem violência física.

O que é Violência?

O que é violência? Segundo o Dicionário Houaiss, violência é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”. No aspecto jurídico, o mesmo dicionário define o termo como o “constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação”.
Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. Mas os especialistas afirmam que o conceito é muito mais amplo e ambíguo do que essa mera constatação de que a violência é a imposição de dor, a agressão cometida por uma pessoa contra outra; mesmo porque a dor é um conceito muito difícil de ser definido.
Para todos os efeitos, guerra, fome, tortura, assassinato, preconceito, a violência se manifesta de várias maneiras. Na comunidade internacional de direitos humanos, a violência é compreendida como todas as violações dos direitos civis (vida, propriedade, liberdade de ir e vir, de consciência e de culto); políticos (direito a votar e a ser votado, ter participação política); sociais (habitação, saúde, educação, segurança); econômicos (emprego e salário) e culturais (direito de manter e manifestar sua própria cultura).



"Não existe uma definição consensual ou incontroversa de
violência. O termo é potente demais para que isso seja possível."
Anthony Asblaster 

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Projeto '' Violência, não! ''


Estamos começando a partir de hoje um projeto sobre o tema violência. Um projeto que tem como base conscientizar as pessoas a perceberem que a Paz é o que existe de mais belo no mundo, e a violência infelizmente é algo de que nos trás grandes tristezas. Um projeto que quer mostrar que a violência é o maior erro que possa existir e que a Paz é a melhor atitude a se seguir. Um projeto que estará sempre mostrando todos os fatos que se relacionem a violência: Frases de autores importantes ( tais frases que nos fazem refletir sobre o tema ), textos que tragam explicações e informações sobre o tema, artigos, vídeos, musicas e até mesmo a divulgação do nosso Twitter @violencia_nao e do nosso FormSpring ( www.formspring.me/violencianao ) para que vocês possam estar fazendo qualquer tipo de pergunta e estejam postando suas duvidas sobre o tema. Certamente todas as perguntas serão respondidas! Enfim, este Blog será também mais um modo de divulgação do nosso projeto, e temos muita certeza de que vamos conseguir atingir o que queremos: Conscientizar as pessoas de que sejam contra a violência e a favor da Paz! 
Obrigado.

"A violência não existe para quem tem paz no coração." ( Jerry J. Scheneider de Mello )